Seg, 25 de abril de 2016, 13:06

Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais aprovado pela CAPES !
Mestrado em Engenharia e Ciências Ambientais aprovado pela CAPES !

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) divulgou nesta segunda-feira, 25, os resultados das propostas de cursos novos (APCN) acadêmicos e profissionais, apreciadas durante a 163ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada no período de 11 a 15 de abril de 2016, em Brasília. A Universidade Federal de Sergipe aprovou dois novos cursos: O Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciências Ambientais e o Doutorado em Letras.


O Curso de Mestrado Acadêmico em Engenharia e Ciências Ambientais será sediado no Departamento de Engenharia Ambiental (DEAM). A proposta conta com 8 docentes do DEAM (professores André Ramos, Andrea Novelli, Bruno Souza, Daniella Rocha, Jefferson Freitas, Joel Romero, José Jailton e Rosemeri Souza), 1 docente do Departamento de Ecologia (Profa. Jeamylle Gonçalves), 1 docente do Departamento de Engenharia Civil (prof. Alcigeimes Celeste) e 1 docente do Departamento de Química (prof. Marcelo Alexandre).


Segundo o coordenador da proposta, prof. André Ramos, o curso terá uma grande importância regional, pois será o primeiro Mestrado especializado em Engenharia Ambiental no estado de Sergipe.


“Até a presente data os engenheiros ambientais com interesse de realizar um Mestrado em Engenharia Ambiental tinham que ir para outro Estado ou realizar um curso em Áreas Afins, tais como o curso de Recursos Hídricos da UFS ou em outra Engenharia. O nosso curso será focado na Engenharia e Ciências Ambientais, avaliado pela área de Engenharias I da CAPES ( subárea Engenharia Sanitária) e o egresso sairá com diploma de mestre em Engenharia Ambiental. Isto é uma grande vantagem para quem quer realizar concursos públicos, por exemplo, e permite uma maior aplicação dos conceitos adquiridos na graduação” – diz o professor.


O curso possui uma única área de concentração (Tecnologia e Gestão Ambiental) e duas linhas de pesquisa.


A primeira linha de pesquisa é a de Prevenção, Controle da Poluição e Modelagem Ambiental, onde se pretende realizar estudos voltados à implementação de técnicas de prevenção e gestão da poluição, desenvolvimento de tecnologias de tratamento de efluentes, resíduos sólidos e emissões gasosas, modelagem da dispersão de poluentes, aplicação de técnicas de hidroinformática e de hidrologia estocástica, dentre outros.


Já a segunda linha de pesquisa é de Gestão e Monitoramento Ambiental, onde se pretende realizar estudos voltados à aplicação de instrumentos de política ambiental (avaliação de impactos ambientais, licenciamento e zoneamento ambiental, análise de risco ambiental, áreas protegidas, sistemas de informações ambientais); Ecotoxicologia aquática; Planejamento e gerenciamento de recursos hídricos e espaços territoriais protegidos; Química ambiental aplicada ao monitoramento, dentre outros.


Em breve será divulgado o calendário da primeira turma do curso no portal da UFS.



Atualizado em: Seg, 25 de abril de 2016, 13:18
Notícias UFS